terça-feira, 19 de agosto de 2008

Tira Dúvidas - Mini Coelho

Muitas pessoas perguntam pra Nanci sobre os cuidados com os coelhos. Febre do momento, os mini coelhos são animais de estimação baratos, tanto pra compra do bixo em si, quanto pra manter. Existem várias raças, cores. São Animais muito, muito dóceis. Meu filho tem uma coelha, e ela é muito carinhosa com ele, adora um colo e um cafuné. Mais ama tb a liberdade. Quem tem um coelhinho tem que solta-lo da gaiola pelo menos 1 hora por dia pra ele se exercitar. E acredite, salvo alguns acidentes, eles só fazem suas necessidades em suas gaiolas. Se você tiver paciencia pode ate treina-lo a usar a caixa de areia como o gato e deixa-lo solto. Mais todo o cuidado é pouco, esse bixinho que não é um roedor mais sim um lagomorfo adora roer tudo, tudo mesmo. A nossa comeu um botão do nosso controle remoto da TV, como diz uma amiga minha aqui de Campinas, olha a Várzea!
Abaixo seguem fotos e descrições das várias raças de mini-coelhos (retirado do site Vila dos Coelhos)
Clique na imagem para ampliar




Quem é o mini-coelho?

Os mini-coelhos são animais mamíferos e da família dos lagomorfos – ou seja, não são roedores. Porém, apesar de pertencerem a diferentes ordens, coelhos e roedores possuem algumas características comuns, como os dentes incisivos que nunca param de crescer (coelhos têm quatro superiores, enquanto roedores têm somente dois).
Coelhos e lebres pertencem à mesma ordem Lagomorpha. Seus membros posteriores são bastante fortes para saltar, enquanto os membros anteriores são adaptados para cavar suas tocas. O tamanho e posição das orelhas dependem da raça, e a cauda é normalmente curta.
Em seu habitat, seus predadores naturais são raposas, falcões e cachorros do mato. Sua defesa é a fuga através de grandes saltos proporcionados pelas longas e fortes patas traseiras. Orelhas grandes e sensíveis o ajudam a descobrir com rapidez o perigo. Geralmente, a cor da pelagem ajuda-os a se disfarçar: os coelhos selvagens que habitam lugares com neve são brancos, enquanto os coelhos das florestas tropicais são marrons. Podem passar muito tempo imóveis, a fim de não revelarem seu esconderijo.

Uma refeição balanceada

O alimento ideal para um mini-coelho é ração peletizada, com proteína e outras vitaminas importantes para seu desenvolvimento saudável. Um mini-coelho adulto come 70 a 90 gr de ração por dia. Outros vegetais podem ser incluídos em sua alimentação, como folhas de couve, beterraba, cenoura, almeirão, maçã, brócolis, a partir dos três meses de idade. Folhas de cor escura em geral são bem vindas, e evite as de cor clara: não ofereça alface para o coelhinho.
Mantenha água limpa e fresca à vontade. O ideal é o uso de bebedouros automáticos, com bico, tipo os para hamsters e outros roedores. Isso evita que o coelhinho entre dentro de tigelas de água, derrube e ainda permaneça com as patinhas molhadas (o que pode gerar fungos na pele).

Gastando os dentes

Um pedaço de madeira (que não seja feito de aglomerados ou compensados, que podem conter resinas tóxicas em sua composição) na gaiola pode ser oferecido para roer. Também valem brinquedos destinados a este fim, feitos de madeira. Pedaços de pão torrado, seco e duro, também são bem aceitos.
Feno e alfafa em blocos também são excelentes opções para seu mini-coelho, e acrescentam proteínas importantes em sua nutrição

Vamos brincar?

O mini-coelho adora brincar. Vários brinquedos podem ser oferecidos, e evitam o stress e o tédio da gaiola, se ele não mora em lugar aberto. Não dê brinquedos de plástico, pois ele vai roer e pode engolir pedaços.
Mesmo tendo uma grande gaiola e muitos brinquedos, é importante soltar todos os dias o mini-coelho, sob supervisão, para que se exercite por uma ou duas horas. Cuide para que ele não tente roer plásticos ou outros materiais tóxicos. O contato com pessoas torna o coelhinho cada vez mais social e dócil.

Correr à sua volta, e até mesmo dar algumas mordidas em seus tornozelos significa que o coelho quer brincar e gosta de você.


Um mini-coelho ainda não tem vacinas obrigatórias e específicas no Brasil. Porém, alguns cuidados podem ajudá-lo a atender a algumas possíveis doenças que podem ocorrer com seu animalzinho.

Mantenha a gaiola e seus acessórios limpos. A amônia que desprende da urina é irritante para as vias respiratórias.
Restos de comida atraem roedores noturnos, que urinam ou defecam nos comedouros e transmitem doenças. Mantenha a gaiola em local protegido. Restos de verduras e frutas fermentam e apodrecem com rapidez, ocasionando diarréias - portanto, retire restos de comida da gaiola.
Mantenha a gaiola longe do sol e do vento. A insolação provoca desidratação, e o vento provoca resfriados e coriza. Peneire a ração, para evitar a poeira que pode vir junto com os grãos e que também provoca alergias respiratórias.

Não dê banhos.O excesso de umidade nos pêlos pode provocar fungos na pele.


Uma casa para um coelhinho!

Uma boa casa para um coelhinho é uma gaiola espaçosa e onde ele fique longe de dejetos - e protegido de perigos, como outros animais e materiais tóxicos que ele pode roer. Porém, é importante que ele seja solto por um tempinho todos os dias para se exercitar.

A gaiola ideal para um mini-coelho tem pelo menos 60 x 40 x 40 cm, e raças médias podem usar uma gaiola de 80 x 60 x 60. Gaiolas específicas para coelhos tem comedouro preso à lateral e com acesso externo, bandeja para recolher dejetos, e às vezes uma parte inclinada para colocação de feno, verduras ou alfafa em ramos.

Se o chão da gaiola for de grade metálica, coloque uma caixinha de fundo liso, uma toca ou uma casinha que sirva de cama para o mini-coelho, para que possa apoiar e descansar as patinhas.

E se você ainda optar por manter seu coelhinho solto em uma área protegida, considere que ele pode roer objetos de madeira, tecido, plástico... Mantendo-o solto, você pode ensiná-lo a usar uma determinada área, ou uma caixinha com feno, como banheiro.

Usando o banheiro

Coelhinhos habitualmente escolhem um local para ser o banheiro, e usam sempre este mesmo lugar. Você pode triená-lo a usar uma caixinha, como gatos.

Uma boa forração para a caixinha é feno seco. Talvez ele goste de comer um pouco do feno enquanto faz suas necessidades. Mantenha-a no mesmo lugar da casa e sempre limpa, mas mantenha um pouquinho do feno com o cheiro dele na caixa (se ela for extremamente limpa, um
coelhinho inteligente pode entender que ela deve ser mantida limpa, e vai escolher outro local). Em pet-shops você pode encontrar granulados próprios para forrar gaiolas de coelhos e roedores que podem ser usados na caixinha.

Observações:

1. Fique atento às fezes do coelhinho: devem ser redondas e firmes. Diarréias podem indicar que algo não está bem com ele.

2. A urina pode ser amarela, laranja ou mesmo vermelha.

3. As fezes noturnas podem ser um pouco diferentes, como várias esferas reunidas por muco - são os cecotrofos, que o coelho pode ingerir para aproveitamento das proteínas. Esta atitude é comum a
todos os lagomorfos.


veja mais no site
http://www.viladoscoelhos.com.br/index.htm

Fotos da nossa coelha "Perninha"
Eu Era assim.


Agora to assim:

19 comentários:

Anônimo disse...

Oi Nanci!! Sou a mamãe da JULIE, coelhinha do orkut, e até já comprei uma coleirinha com vc, lembra? Queria dizer q amei seu blog, as dicas são ótimas e vou voltar sempre aqui pra ler suas matérias! Parabéns pelo seu lindo trabalho!!.. Te admiro muito!!.. Beijos da Ieda.

Anônimo disse...

Oi... gostei também do seu blog... Mas preciso de ajuda... Tenho uma mini coelha da raça Lion igual a sua, porém de uns tempos para cá, ela se tornou uma coelha muito agressiva, mordendo e rosnando (acredite, rosnando mesmo) para mim e para o meu marido... isso porque sempre damos cenoura (alimento preferido dela) e ração Purina da melhor qualidade.... ela ficava solta em nossa sacada do ap,mas devido a agressividade estou mantendo-a presa na gaiola.... Já levei umas mordidas de arrancar sangue e ela não é nada carinhosa... Mas o estranho é que acostumamos ela a ficar em nosso colo a nos obedecer e ela era muito carinhosa... mas por algum motivo estranho anda rebelde a agressiva... o que eu faço???? Vc vende coleiras, gostaria de adquirir uma para passear com a minha pit coelha.. rsrsrs

Anônimo disse...

Olá!
Eu também, estou com o mesmo problema que a Vanessa.

Voce poderia nos indicar um site que esclareça esta situação ou outra informação??

Vilma

Unknown disse...

Evy
eu adoraria ter um coelhinhoooo mini
para por em meu apatarmento
vc vende coelhos-mini???
me procura no orkut
Evelyn Evy

DESLOCAM NOIVAS disse...

Olá,
lindo seu blog, amei.
Compramos um mini coelho para minha filinha, ela colocou o nome de pitoco, estou preocupada com dois problemas que tem aparecido, o coelhinho fica solta no apartamento não tem uma gaiolinha, mas a caixa na qual ele veio é o local preferido dele, então ela foi conservada, ele está apresentando perda de pelos na região próxima ao narizinho, não sei o que isso significa, nem o que poderia fazer. A outra preocupação é que o pelinho próximo ao bumbum dele está amarelo e com odor forte de xixi, o que poderia fazer quanto a isso também?
aguardo respostas,

poderia me responder no julianagmartins@gmail.com

obrigada.

toninha disse...

Adorei seu blog .
Tenho uma coelha comum, Ela esta se recuperando d uma sana na orelha, mas agora ela esta urinando uma cor laranja escuro, estou preocupada, pois não sei se ela esta bem, apesar de estar comendo,bebendo e ativa.
GOSTARIA DE UMA OPINIÃO, POIS AQUI ONDE MORO NÃO TEM VETERINARIO PARA ANIMAIS SIVESTRIS.
Toninha170@hotmail.com

Anônimo disse...

oLA tENHO UMA COELHA DE 6 MESES TAMBÉM DA RAÇA LION HEAD E É MUITO AGRASSIVA, MORDE, ATACA E "ROSNA", EU ATÉ FALO QUE É MEU CÃOD E GUARDA. o quE POSSO FAZER?
cARLA- SP

e-mail: carlamaori@hotmail.com

LisaNan disse...

Olá Pessoal
Tem um site muito legal sobre coelhos,várias dicas sobre esse bichinho.
http://www.petsbr.com/?p=1387

Ana Ligia disse...

Olá,eu tenho um coelho lion head tbm(tenho 14anos)e estou com o mesmo problema que a vanessa.O ''Pernalonga'' tem sido muito agressivo de uns meses pra cá,jpa tenho ele a uns 11meses,e sempre acostumei a ficar no colo,andar frequentimente,comer ração e um pouco de cenoura em determinados horarios,tudo de bom e melhor. Mas faz 2 meses,que ele esta agressivo,e me morde com frequencia,tirando sangue,algum ideia do que possa estar acontecendo? Alguma recomendação? Meu contato: analigia.p.s@hotmail.com Desde já agradecida.

Luuh disse...

adorei seu blog eu vou ganhar um mini coelho mes que vem e seu site esta esclarecendo varias duvidas minhas sua coelhinha é muito linda

Unknown disse...

Bom dia, meu nome é Paula, tenho um mini coelho Holandes de 7 meses que está mordendo muito, muito mesmo, de tirar sangue sem motivo aparente. Ele mora solto no meu apartamento come do bom e do melhor. Teria algo pra eu fazer pra melhorar isso? Por favor me responda pq estou pensando em devolve-lo pq a última mordida foi na minha mão e achei q ia até ter q dar pontos.
Desde já, muito obrigada!
Paula
paulaalvesgarcia@gmail.com

Anônimo disse...

Oi gostaria de comprar um coelhão anão ou mini coelho para minha filha, mas fiquei preocupada com alguns posts que eu li acima. Coelha mordendo, ficando braba... Que raça é mais dócil, melhor para criança?
Alguém poderia me ajudar? O meu e-mai
é jmsteffen@uol.com.br

Obrigada,
Juliana

Anônimo disse...

Gente essa agressividade é normal quer dizer q seu coelhinho entrou na "adolescencia"..eles ate "desaprendem o uso do litter"...muito amor carinho compreensão e tempo mesmo para ajudar logo logo eles voltam ao normal

laura disse...

oi eu tenho um da raça polish e gostaria de saber informaçoes sobra aquela coleiras peitorais proprias sera que eles gostam ou sera que machu8ca favor mandar resposta o mais rapido possivel no meu email é laura.munhos@hotmail.com grata

Nanci - lisanan disse...

Olá Laura
Ja te mandei e-mail com todos os dados, caso não tenha recebido verifique em sua caixa de lixo eletrônico, ou envie e-mail para lisanan.acessorios@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde. Tenho um mini coelho e quando o tiro da casinha dele e o meto na sala as vezes ele faz caquinhas e come as logo em seguida as vezes nem me apercebo, apenas quando o vejo a mastigar . O k devo fazer p evitar que ele as coma? Isso apresenta riscos para ele? Obrigada d avanco

Nanci disse...

É normal eles fazerem isso, não se preocupe que não fará mal a ele, as chinchilas também fazem.
att Nanci

Anônimo disse...

Adorei seu blog ,e bem informativo e muito bom dividir nossos conhecimentos com quem realmente ama estes orelhudos!
Visite meu blog tambem abcdosminicoelhos.blogspot.com

mkirienko@yahoo.com disse...

Olá, estou com o mesmo problema com minha coelha lion head, será que é uma raça mais agressiva entre os mini coelhos? Ela morde muito forte se mexer na gaiola dela, estou preocupada tbm não sei o que fazer ou o que pode estar faltando ou acontecendo com ela. Desde ja agradeço!