quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Dicas da Lisa - Conhecendo os Roedores

PORQUINHO DA ÍNDIA
DOCILIDADE COBERTA DE PÊLOS

De temperamento agradável e porte de bichinho de pelúcia, o Porquinho-da-Índia ganha clubes especializados e brilha na Europa.
O Porquinho-da-Índia (Cavia porcellus) é conhecido por vários nomes: Cobaia, Coelhinho-da-Índia, Cuí, Porco-da-Guiné e Preá, este último, na verdade, um parente próximo que vive na natureza (Cavia aterea). Confunde-se também com coelho ou mesmo com hamster. Mas se isso é freqüente no Brasil, o mesmo não acontece na Europa, onde os Porquinhos são tão populares que existem clubes especializados em vários países e até participam de exposições de beleza. Isso mesmo, eles são julgados por juízes credenciados, como se faz com cães e gatos.

Um Porquinho-da-Índia macho chega a pesar entre 1 e 1,2quilos e a medir 25 centímetros quando adulto. Já as fêmeas são mais leves, com aproximadamente 20 centímetros de comprimento e entre 800 e 900 gramas de peso.

Rústico, o Porquinho-da-Índia se adapta bem a qualquer ambiente. Exige somente um local bem seco e que receba a luz do sol em uma boa parte do dia. Não necessita de técnicas complicadas nem mesmo de manutenção ou instalações especiais. Quanto maior a quantidade de exemplares em uma mesma gaiola, maior a freqüência de limpeza, já que fica mais difícil para os Porquinhos circularem sem pisar na sujeira.

Para completar o conforto e proteger os Porquinhos do frio, o ideal é oferecer uma casinha coberta.

Quanto à higiene, os próprios Porquinhos se encarregam dela. Lambem-se individualmente ou uns aos outros, de forma similar à dos felinos. Quem o tem como animal de estimação não precisa banhá-lo.

O "prato principal" do Porquinho-da-Índia criado domesticamente deve ser ração. A de coelhos tem balanceamento adequado. Pode-se complementar com uma parte de "alimentos verdes" para cada dez de ração. Ele gosta muito. Come vegetais de todo tipo: grama, capim, folhas de árvore, cenoura, verduras (exceto o alface, que pode causar diarréia), feno, batata, milho, tomate e aí por diante. "Adoram se esconder por baixo de montes de grama e comer lá dentro", relata Sérgio.



Nenhum comentário: