terça-feira, 5 de agosto de 2008

Dicas da Lisa - Conhecendo os Roedores

HAMSTER

BRINCALHÃO ENCANTADOR

Simpático, curioso e animado, este minúsculo roedor desperta grande interesse.
Pequenino, de olhar meigo, pêlo macio, dócil e brincalhão, o Hamster tornou-se um dos animais de estimação mais populares do mundo.

Seu nome Hamstern, em alemão, significa "apropriar-se". Refere-se ao hábito de armazenar alimentos em duas bolsas internas, que tem na região final da boca e pescoço. É nessas bolsas que ele esconde também os filhotes quando pressente perigo.

Ao entardecer, em torno das cinco horas, desperta cheio de energia e começa sua atividade diária. Primeiro, faz a higiene pessoal com lambidas. A seguir, cheio de graça, ergue-se sobre as patas traseiras e come com as mãozinhas, que parecem de gente. Aí começa a farra. Acostumado na natureza a caminhar muito, à procura de alimentos, se movimenta o tempo todo. Diverte-se fazendo acrobacias, deslocando-se pela gaiola com vivacidade.

Aproveita qualquer oportunidade para fazer exercício. Mais que uma brincadeira, é questão de saúde. Rodas, escorregadores, tubos transparentes, tudo o atrai. Está sempre atento, com as orelhas grandes em pé. Curioso, gosta de se meter nas menores brechas. Atravessa a madrugada com animação até o amanhecer, quando vai dormir e descansar na maior preguiça, com breves interrupções para atividades esporádicas.

Há diversas espécies de Hamster, mas duas, principalmente, são usadas para estimação. A mais conhecida e facilmente encontrada é a Sírio ou Dourado (Mesocricetus auratus), com 10 a 15 centímetros quando adulta. Na natureza, é encontrada em zonas onde predominam arbustos, em tocas de até dois metros e meio de comprimento, escavadas na areia. Origina-se do leste e sul do Mar Negro na Turquia, Síria e noroeste do Irã. Sementes, frutas, verduras, minhocas e insetos como gafanhotos são sua comida natural. Bebe água contida nesses alimentos ou obtida do orvalho das folhagens.

O Hamster Sírio vive sozinho em seu esconderijo, brigando com outros que eventualmente se aproximem. Ao anoitecer sai à busca de alimentos, cava seus esconderijos e acasala.

Outro Hamster, o Chinês (Cricetus griseus), tem metade do tamanho do Sírio - não ultrapassa os seis centímetros e cabe na palma da mão. Mais sociável, vive em comunidade com seus pares.

O Hamster deve ter estrutura forte e rechonchuda, com rabo curto, cabeça arredondada, orelhas separadas, olhos proeminentes, brilhantes, focinho úmido e pelagem distribuída uniformemente. Quando novo, tem os pêlos finos e brilhantes com fios externos nas orelhas, que desaparecem com a idade.

Compre acessórios Lisanan para seu Hamster!

Cubo (Toca)


Toca, balança (tipo canoa)


Túnel


Escreva já para lisanan.b@gmail.coom e faça seu pedido!

Nenhum comentário: